O Governo de Mato Grosso encaminhou, nesta segunda-feira (13.05), 60 toneladas de doações para apoio às famílias no Rio Grande do Sul. A carga de donativos é acompanhada por duas equipes da Defesa Civil do Estado, que reforçarão o efetivo mato-grossense nas ações de ajuda humanitária no estado gaúcho.
Sob articulação da primeira-dama Virginia Mendes, o Governo de Mato Grosso disponibilizou quatro pontos de arrecadação de doações em Cuiabá e Várzea Grande, em diferentes regiões. Ao longo de cinco dias, foram arrecadados mais de 22 toneladas de roupas, colchões, lençóis e cobertores, 20 toneladas de água, 15 toneladas de alimentos, além de 2 toneladas de itens de limpeza e higiene pessoal e 1 tonelada de ração.
“Fiquei emocionada quando cheguei no Ginásio Aecim Tocantins, no sábado, e vi as doações e as pessoas chegando para entregar os donativos. Nós, mato-grossenses, somos muito solidários e, com a ajuda de todos, conseguimos bastante arrecadação. Meu coração transbordou de orgulho”, declarou a primeira-dama Virginia Mendes.
Além do ponto de coleta no Aecim Tocantins, a população também procurou os postos de atendimento do Sine e Procon nas unidades do Ganha Tempo, em Cuiabá, e no Centro Estadual de Cidadania, em Várzea Grande, para as doações.
De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, as doações serão entregues em um centro de distribuição montado em Passo Fundo (RS). Depois, os donativos serão separados e enviados aos municípios afetados.
Reforço no efetivo
Junto dos donativos, o Governo de Mato Grosso envia reforços para as ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. Duas equipes da Defesa Civil foram enviadas ao estado gaúcho nesta segunda-feira (13), onde irão atuar na gestão de abrigos temporários, acolhimento às famílias afetadas e distribuição dos donativos.
“O Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul montou, no município de Santa Cruz do Sul, um posto avançado de recebimento e distribuição de donativos, e, atendendo a um pedido do estado gaúcho, nossa equipe de Mato Grosso se junta a agentes de outros estados, auxiliando na gestão dos donativos e fazendo essas doações chegarem àqueles que estão precisando”, explicou o superintendente, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.
Fonte: Camilla Zeni | Secom-MT