Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
A noite de terça-feira (25) foi marcada por um forte temporal em Cuiabá, mesmo que rápido, causou sérios transtornos para os moradores de várias regiões da cidade. O intenso volume de chuva resultou em alagamentos, congestionamentos e até casas invadidas pela água, gerando um cenário de caos.
Imagens enviadas ao GD mostram a situação crítica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, após a ponte do Coxipó, que ficou completamente alagada. Motoristas reduziram a velocidade para atravessar as grandes poças de água que se acumularam ao longo da via, dificultando o trânsito.
A Rodovia Palmiro Paes de Barros também foi atingida pelos alagamentos, um problema recorrente para os moradores do Parque Cuiabá e bairros vizinhos. As chuvas intensas também causaram estragos nas residências. Um morador do bairro Três Barras registrou imagens da água invadindo sua casa, com móveis flutuando e itens como um garrafão de água boiando, refletindo o tamanho do transtorno.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido, na segunda-feira (24), um alerta para o estado de Mato Grosso, prevendo chuvas acumuladas superiores a 80 mm. Em fevereiro, o volume médio de precipitação é de 215 mm, mas em 2024, o índice de chuvas foi inferior.
A Defesa Civil de Cuiabá informou que, durante a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira (26), equipes atenderam ocorrências de alagamentos nos bairros Três Barras, Parque Georgia e na região do Residencial Coxipó. Na manhã desta quarta-feira (26), as equipes continuam realizando vistorias e levantamentos para avaliar os danos causados pelas chuvas e fornecer o apoio necessário à população afetada.
A Águas Cuiabá informou por meio de nota que a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal foi impactada devido às fortes chuvas. Em função do acúmulo de lixo e resíduos arrastados para o leito do rio Coxipó, a captação de água da unidade foi afetada e encontra-se com a vazão reduzida. Já na ETA Sul a operação sofreu uma oscilação de energia elétrica devido à chuva que também impactou o sistema de automação.