Powered by WP Bannerize

Home Destaques Coração é transplantado em paciente de São Paulo após captação realizada em...

Coração é transplantado em paciente de São Paulo após captação realizada em MT

Ação de captação foi realizada em parceria com o Hospital Municipal de Cuiabá

Crédito - Assessoria
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) efetivou, na última sexta-feira (08.03), mais um processo de captação e doação de órgãos, realizado após a constatação de morte encefálica de uma paciente de três anos internada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

A ação, realizada pela equipe médica do Hospital e com autorização da família da paciente, resultou na oferta dos órgãos para a Central Nacional de Transplante (CNT), que após a disponibilização recebeu o aceite da equipe de São Paulo para o coração.

A equipe realizou a retirada e o órgão foi levado para o estado de São Paulo onde foi realizado o transplante cardíaco com êxito.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da ação e ressaltou o compromisso em investir na reestruturação da Central Estadual de Transplantes. Para ele, essas ações vão resultar na ampliação do número de captações de órgãos e tecidos no estado.

“O Governo do Estado tem priorizado a saúde em Mato Grosso e, por meio da SES, tem investido em ações que efetivam esses procedimentos através de profissionais capacitados e equipamentos de qualidade, resultando em um gesto nobre, que salva a vida de outras pessoas”, declarou.

Além do transplante citado, a equipe do Banco de Olhos de Mato Grosso ofertará, através da doação de tecido ocular humano, duas córneas para receptores de Mato Grosso, também autorizados pela família da paciente. Os demais órgãos não tiveram receptores compatíveis.

Transplantes

Entre janeiro e novembro de 2023, a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso realizou sete captações de órgãos no estado, que beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

O Estado realiza o transplante de córneas e os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES.


Fonte: Mailson Prado | SES-MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here