Irmãos abrem cervejaria e produzem até 5 tipos da ‘gelada’

Sextou com motivo a mais para saborear uma ‘gelada’, já que nesta sexta-feira (5), se comemora o dia Internacional da Cerveja, que tornou a combinação de água, malte, lúpulo e levedura a bebida mais amada e consumida do mundo. A data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos fãs da bebida. Conforme o Ministério da Saúde, Cuiabá é a 3º capital que mais consome álcool no país, perdendo para Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

A receita simples quebrou rótulos e atualmente produz diversos sabores com inclusão de frutas e até mesmo ingredientes regionais, como contou o cervejeiro Marcelo Xavier, responsável pela produção na cervejaria Heresia, localizada na avenida principal do Verdão, em frente à Arena Pantanal.

“Primeiramente os grãos são moídos, depois, eles passam pelo grist de cada combinação de malto. Na sequência vem a maturação, que nada mais é que a fervura, esfriamento, fermentação. Só depois vai à câmara fria para que o cliente saboreie bem gelada”, explicou.

A Heresia surgiu através de uma brincadeira entre amigos e está aberta desde de 2018. A empresa é comandada pelos 3 irmãos Rafael Real ,36, Victor, 32 e Lucas, 31. À reportagem, Victor explicou a dinâmica da cervejaria, que atualmente trabalha na produção de 5 tipos de cerveja.

“O objetivo da nossa empresa é tentar manter o público próximo, criando um vínculo de amizade com nossos  clientes. Aqui fazemos a produção de 5 tipos de cerveja:  Ipa, sipa, pilsen, sour, gose. Todas produzidas pelo nosso mestre cervejeiro “, pontuo.

Para comemorar o dia da cerveja com grande estilo, a Heresia vai proporcionar aos clientes todas as cervejas no Double Chopp, enquanto a casa estiver aberta.

O Cuiabano Willian Rodrigues, 24, se considera um bom amante da cerveja e nunca dispensa a oportunidade para saborear a bebida durante os finais de semana, com a família e amigos. Nesta sexta-feira (5), não será diferente.

“Comecei bebendo com os amigos, mas com o tempo fui criando uma paixão em poder saborear os diversos tipos de cerveja da malte à pilsen, além das diferentes marcas de Chop e com o calor de Cuiabá a gente uni o útil ao agradável. Precisa nem do sextou “, finalizou aos risos.

3º em maior consumo

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa sobre o consumo de álcool no país. Cuiabá ficou na 3º posição como a capital que mais consome bebida álcoolica no Brasil, perdendo para Belo Horizonte, com 25,20%, seguido de Vitória marcando 23,28%. Cuiabá aparece com 23,17%.

A pesquisa levou em consideração o fato de que os moradores entrevistados consomem de 4 ou mais doses. É importante lembrar, beba com moderação e se for beber, não dirija.

Festival da cerveja artesanal

A comemoração vai longe. Para os amantes da cerveja, especialmente da bebida artesanal, nos dias 11, 12 e 13 de agosto irá acontecer o ‘Festival da Cerveja’, em Cuiabá. O festival acontecerá na Arena Pantanal à partir das 17h e contará ainda com gastronomia e música.

Fonte: Gazeta Digital