Cuiabá tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos; pacientes estão isolados

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou nesta quinta-feira (28) que monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Cuiabá. Segundo a pasta, trata-se de 2 homens – um de 29 e outro de 34 anos – que têm lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade.

De acordo com o informativo, divulgado nesta quinta-feira (28), os dois pacientes estiveram em viagem na região sudeste do Brasil no prazo de 21 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas. Não foi informado o estado ou quais estados eles visitaram.

Eles apresentam sintomas da doença como dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, além de dor nas costas e fraqueza profunda

Os dois pacientes já estão em isolamento domiciliar. Eles ficarão isolados até o desaparecimento completo das lesões, o que pode levar de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias.

Amostras para realização dos exames já foram coletadas pela equipe de vigilância da secretaria municipal de Saúde e encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central do Estado). Em seguida, os resultados serão enviados ao laboratório de referência nacional.

De acordo com a pasta da saúde, os resultados dos dois exames devem ficar prontos no prazo de 10 dias.

Fonte: Gazeta Digital