Novas intervenções serão feitas nesta semana na Avenida da FEB, um dos principais corredores que interligam Várzea Grande, região metropolitana, à Cuiabá. Diariamente, cerca de 5 mil veículos passam pela vida, considerando somente os horários de maior fluxo.
As intervenções na avenida chegam a um ponto crítico, que é a passagem de nível na região do Zero Km em frente a pista do Aeroporto Marechal Rondon. Neste ponto, os veículos com destino ao Centro de Várzea Grande e outras regiões vindos pela Avenida da FEB passam por baixo.
Já os veículos que seguem da Avenida Murilo Domingos ou 31 de Março, vindos da região do Grande Cristo Rei e de Cuiabá, através da Ponte Sérgio Motta, passam a ter acesso ao Centro de Várzea Grande pela FEB ou para outras regiões da cidade através da Avenida Ulisses Pompeu de Campos, que interliga com a Avenida Governador Júlio Campos, saída para as BRs 070 e 163.
O mesmo caminho é utilizado para aqueles que se encontram em Várzea Grande e desejam seguir para Cuiabá e tem como opção a Avenida da FEB. Entretanto, a partir desta semana, a FEB deve ser evitada, e as rotas alternativas são a Avenida Murilo Domingos ou 31 de Março, para acessar o Grande Cristo Rei na região do Centro Universitário/ Avenida Dr. Paraná até chegar a Ponte Sérgio Motta acessando Cuiabá.
As obras do BRT devem chegar até a rotatória com a Avenida Filinto Müller, ligando à Avenida Arthur Bernardes, porta de entrada ao Aeroporto Marechal Rondon. Ao lado ficava o pátio e a estação principal do VLT e deverá permanecer assim com o BRT, mas com uma nova interligação na Travessa Antônio Pereira que é paralela da Avenida Arthur Bernardes, passando paralela ao Aeroporto Marechal Rondon até chegar a Rua Manoel de Paula que permite um novo acesso ao Grande Cristo Rei e a Região Centro Sul de Várzea Grande.
O projeto em execução prevê também que o BRT siga por uma das principais avenidas de Várzea Grande, a Couto Magalhães, na região central.
Na semana passada, foram sinalizadas duas rotas alternativas com o objetivo de reduzir o impacto no trânsito. Com as obras no canteiro central da Avenida da FEB, as pistas foram reduzidas. Para os condutores que utilizam a Ponte Elisa Maria Bocaiúva ou Ponte Nova que seguem da Avenida Miguel Sutil em Cuiabá com destino a Várzea Grande, foram colocadas duas opções:
1ª. Opção – Da Ponte Nova para o Centro de Várzea Grande
- Rua Prefeito Napoleão José da Costa (Ponte Nova);
- Rua Benedita Bernardino Curvo (23 de Setembro);
- Rua Ceara (23 de Setembro)
- Avenida Ulisses Pompeu de Campos (Centro Norte)
2ª. Opção – Da Ponte Nova passando pelo Viaduto Isabel Campos
- Avenida Dom Orlando Chaves – Construmat que permite acesso tanto para
- quem vai com destino a Cuiabá pela Avenida da FEB como quem vai com
- destino a Ponte Sérgio Motta passando pela Avenida Dr. Paraná.
3ª. Opção – Pela Ponte Júlio Muller (Porto) – Viaduto Isabel Campos
- Rua S. Dezenove (Manga);
- Rua Irma Elvira (Manga);
- Rua Jorn. Alves de Oliveira (Manga);
- Tv. Barnabé de Mesquita (Manga);
- Av. Dom Orlando Chaves (Construmat)
Outras opções
Ainda existem outras opções tanto para aqueles que vem de Cuiabá para Várzea Grande, podendo utilizar a Rodovia Mário Andreazza que vem da Avenida Miguel Sutil (Cuiabá) ou da Avenida da Guarita (Várzea Grande) até a região das Avenidas Ulisses Pompeu de Campos ou Governador Júlio Campos, para acessar vários bairros.
Outra alternativa vai levar o condutor à Avenida Arthur Bernardes. Vindo de Cuiabá, pela Ponte Sérgio Motta, o cidadão via acessar a Avenida Dr. Paraná e a Avenida Murilo Domingos ou 31 de Março, ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, para evitar a região do Zero Km e a Avenida da FEB.
Outro acesso ocorre pela Avenida Prefeito Murilo Domingo ou 31 de Março até o final da área do aeroporto no Bairro Unipark à direita na Rua São Gonçalo (Jardim Ipanema) até chegar a Rua Joaquim Tavares e a Rua Manoel de Paula que se encontra com a Avenida Arthur Bernardes (Centro Sul) próximo ao Fórum Trabalhista e a Ciretran no Ipase. De lá é possível acessar outras regiões da cidade.
Fonte: G1 MT