Grande Cuiabá registra aumento de casos de Covid-19 e unidades enfrentam lotação

Secretário de Saúde de Várzea Grande disse que todas as unidades estão lotadas há cerca de 15 dias. A procura por testes também aumentou consideravelmente.

O registro de casos de Covid-19 voltou a crescer em alguns municípios de Mato Grosso nas últimas semanas. Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, o número de pessoas com sintomas que procuraram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na última semana triplicou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em Cuiabá, os números ainda não estão consolidados, mas a Secretaria de saúde também observou um aumento na procura.

Segundo a gerente de vigilância epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, a demanda por testes também tem crescido na capital.

“Aumentou a demanda nas unidades e podemos perceber isso até mesmo na distribuição dos testes. Antes, as unidades não vinham buscar os materiais e hoje estão buscando. Não é só a testagem que aumentou, percebemos também um aumento de casos positivos”, disse.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, também destacou que houve um aumento considerável nas solicitações de testagem na cidade.

O secretário disse ainda que na segunda-feira (6) será discutida a volta da obrigatoriedade do uso das máscaras no transporte coletivo, nas escolas e em órgãos públicos para tentar conter esses aumentos dos casos de Covid-19.

Casos de Covid

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados nessa quinta-feira (2) 368 novos casos de Covid, um número bem acima do que foi registrado há uma semana. Na quinta-feira passada, foram 214 casos.

Já são mais de 739 mil casos registrados desde o começo da pandemia. Desse total, mais de 722,8 mil pessoas se recuperaram.

Não houve registro de mortes por Covid nessa quinta-feira no estado. O total de mortos permanece em 14.919.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública do estado está em 22,68%. Atualmente, há 65 leitos estão disponíveis.


Fonte: G1 MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here