A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, nesta terça-feira (20.1), a metodologia de colmeias formativas, na Semana Pedagógica 2026, evento que acontece no Complexo Leila Malouf, em Cuiabá. A dinâmica promove espaços simultâneos de aprendizagem, nos quais os participantes se distribuem por trilhas formativas.
As colmeias têm o objetivo de alinhar diretrizes institucionais, garantindo que os profissionais compreendam metas, prioridades e articulações necessárias para o trabalho pedagógico do ano letivo de 2026.
Além disso, as trilhas também devem promover integração entre gestão, professores regentes e professores da Educação Especial, fortalecendo uma cultura colaborativa e de responsabilidade.
Totalizando 10 mil participantes entre os dias 20 a 22 de janeiro, as formações mobilizam mais de 2,5 mil profissionais da educação diariamente. Eles participam de quatro oficinas por dia, com duração de uma hora cada uma delas.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Educacional, Jéssyca Kelly Castro Campos, a organização da Semana Pedagógica, em formato de colmeias formativas, representa uma escolha pedagógica intencional.
“Essa metodologia permite que as escolas e os profissionais circulem por diferentes temáticas, dialoguem com múltiplas áreas do conhecimento e fortaleçam o alinhamento das práticas pedagógicas no cotidiano escolar”, completou.
As formações contemplam temas estratégicos para a rede estadual de ensino, como projetos integrados, avaliação, metodologias ativas, BNCC da Computação, educação socioemocional e política antirracista, além de alfabetização, letramentos, matemática gamificada, robótica educacional, educação financeira e enfrentamento da violência contra à mulher.
Semana Pedagógica 2026
A Semana Pedagógica é um dos principais momentos de organização e alinhamento da educação pública estadual. O objetivo é definir diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão que irão nortear o trabalho das 628 escolas da rede ao longo de 2026, além de integrar novos servidores que passam a atuar neste ano.
Fonte: Laís Soares | Seduc-MT

















