A Síndrome de Burnout pode causar exaustão extrema em mães, segundo a psiquiatra e professora de medicina, Maria Eduarda de Musis. Após se tornarem mães, a responsabilidade e os afazeres aumentam. Isso pode acarretar a estafa emocional ou o chamado Burnout materno.
A especialista explica que a síndrome é um distúrbio causado pela exaustão sempre relacionada ao trabalho.
Segundo a professora, os sintomas podem ser percebidos, tanto logo após o nascimento da criança, quanto nos primeiros anos de idade.
“É importante lembrar que não se diz respeito apenas aos cuidados maternos, mas sim à sobrecarga existente quando o bebê demanda mais atenção, ou seja, até os três ou quatro anos”, relata a docente.
Muitas mães não sabem que estão passando pelo distúrbio, por acreditarem que esta seja uma situação comum. Segundo a especialista, a diferença entre o cansaço habitual e o esgotamento, está na intensidade e na quantidade de vezes que isso ocorre.
Os sintomas da síndrome podem ser físicos ou psicológicos, sendo que a mãe pode apresentar:
- Sentimento constante de culpabilidade;
- Cansaço mental e físico excessivos, mesmo após o descanso;
- Falta de interesse ou prazer em cuidar do filho;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Perda de apetite;
- Irritabilidade e agressividade;
- Lapsos de memória;
- Baixa autoestima e insegurança;
- Desânimo e apatia;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Negatividade constante;
- Tristeza excessiva.
De acordo com Maria Eduarda, que é professora da Universidade de Cuiabá, a síndrome requer terapia e acompanhamento com um profissional da área da saúde de forma constante.
Fonte: G1 MT