O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta terça-feira (22) o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados. No anúncio feito durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, ele disse que o decreto que prevê a flexibilização será publicado nesta quarta-feira (23).
Emanuel não apresentou detalhes da medida, mas informou que a proteção continuará sendo obrigatória nas escolas e nas unidades de saúde da capital.
Em locais abertos, o uso é facultativo desde novembro do ano passado, que tornou facultativo o uso obrigatório de máscara em locais abertos, mas não havia decisão sobre locais fechados.
No dia 7 deste mês, o governador Mauro Mendes (União Brasil) editou um decreto que revoga a obrigatoriedade do uso da máscara no estado em qualquer ambiente. No entanto, cabe a cada município decidir sobre a liberação ou não.
Depois do decreto estadual, o prefeito da capital, disse que não seguiria o decreto estadual e manteve a obrigatoriedade do item em locais fechados.
O uso da máscara passou obrigatório em Mato Grosso desde 13 de abril de 2020.
Com a decisão pelo fim da obrigatoriedade Cuiabá passa a fazer parte do grupo de capitais que flexibilizaram o uso da proteção facial.
O painel de monitoramento da Covid-19 em Cuiabá mostra que foram confirmadas 101 infecções pelo coronavírus nas últimas 24 horas. Já são 3665 mortes pela doença na capital.
Fonte: G1 MT